E afinal, o que é a verdade?

Toda a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

quinta-feira, abril 20, 2006

O que está por trás da ameaça dos EUA ao Irã?

Donos de automóveis e cidadãos em geral, temei! O preço dos combustíveis deve subir no mundo inteiro cada vez mais, graças ao novo enrosco do Excelentíssimo Presidente dos EUA George Bush: o Irã.

O doido do Ahmadinejad está cutucando o doido do Bush (e vice-versa) pelo direito de desenvolver tecnologia nuclear (a princípio, para "fins pacíficos"; claro que os dois lados acham que o mundo seria mais pacífico sem o outro). Pessoalmente eu acho que um país cujo presidente diz em discursos públicos que outro país deveria ser varrido do mapa (Israel no caso) ao mesmo tempo em que quer desenvolver tecnologia nuclear sem inspeções da ONU não deve estar pra coisa boa. No outro lado temos o país de economia mais forte do mundo e com um exército do qual se pode ter algum medo com uma sede insaciável de petróleo. Hmmm... espera um minuto... o Irã não é o quarto produtor mundial de petróleo?

Vejamos o cenário de melhor caso: os iranianos desenvolvem usinas nucleares para fornecer energia para o próprio país, diminuindo em muito sua própria necessidade de petróleo, podendo portanto diminuir a extração do ouro negro, aumentando a cotação internacional e assim, sugando ainda mais o sangue dos países que têm dependência mais forte do petróleo (EUA é o primeiro dessa lista).

E agora o cenário de pior caso: os iranianos desenvolvem armas atômicas e dizimam Israel. Choque na comunidade internacional, EUA resolve mandar algumas ogivas de presente aos aiatolás e daí não vai mais fazer muita diferença a cotação do petróleo, já que a Rússia e a China são parceiros comerciais do Irã e provavelmente tomariam seu partido nessa peleja, enquanto nós, pobres cidadãos, deveríamos começar a encomendar nossas almas pro além-vida.

Mas a causa real não é o petróleo.

E aqui, como de costume, vou contar toda a verdade. A causa de todo esse estresse geo-político é o pistache. Isso mesmo o que você leu, o pistache! Muitos não sabem que o Irã é o maior produtor mundial de pistaches, sendo responsável por 51% da produção mundial. E adivinhe quem é o segundo produtor mundial de pistache, com meros (mas não desprezíveis) 20% de produção? Acertou, os EUA. Aos EUA não interessa uma guerra. Muito desgaste, muitos custos, desaprovação popular e da comunidade internacional e pouco retorno. George é louco mas não é bobo, ele já viu o que acontece quando você resolve "libertar" um país muçulmano. Cheira a cruzada e muçulmanos não curtem muito isso, porque normalmente levaram a pior nessas brincadeiras. O que interessa aos EUA é um embargo econômico ao Irã. A maioria dos países teriam que suspender seus negócios com o Irã para não terem seus negócios com os EUA (normalmente de maior volume e mais lucrativos) suspensos. Dessa forma, os EUA teriam a liderança no mercado mundial de pistaches. E imagine só como ficaria a cotação internacional do pistache quando 51% da oferta simplesmente fosse cortada: o preço iria para as alturas! Mas seria suficiente para os EUA, com 20% desse mercado, lucrar muito a ponto de expandir suas plantações de pistache a ponto de ser o maior fornecedor internacional dessa noz.

Essa é a verdade. Tudo isso é um plano maquiavélico dos EUA para dominar inteiramente o mercado internacional de pistaches.